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Em relação ao ano passado, crescimento foi de 5,8%; número de pedidos teve queda de 0,5%.--------+++-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+++---------
Por g1
Postado em 28 de novembro de 2021 às 12h35m
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Black Friday em Salvador, 2021 — Foto: Itana Alencar/g1
A Black Friday 2021 teve faturamento total de R$ 5,419 bilhões, crescimento de 5,8% em faturamento na comparação com o ano passado, de acordo com levantamento realizado pela Neotrust a partir do número total de compras realizadas via e-commerce, capturados desde a 0h de quinta-feira (25) até as 23h59 de sexta-feira (26).
A edição 2021 da Black Friday encerrou as 48 horas monitoradas com um volume de 7,6 milhões de pedidos, 0,5% abaixo do registrado na quinta-feira e sexta-feira de 2020. Já o tíquete médio nacional das compras foi de R$ 711,38 - 6,4% superior a 2020.
De acordo com projeção da ClearSale, empresa antifraude, o valor de fraudes evitadas até 23h da sexta-feira foi de R$ 66,3 milhões.
O faturamento no e-commerce apenas na sexta-feira foi de pouco mais de R$ 4 bilhões, 4,5% acima do faturamento de 2020.
“Esse faturamento foi abaixo do que estávamos projetando. Teve performance abaixo do que foi a quinta-feira, que teve crescimento de 10%. Em número de pedidos, na sexta-feira, tivemos 5,2 milhões de pedidos. Isso representa 2,4% abaixo do que tivemos em 2020. O pico de vendas ocorreu entre 10h e 14h de sexta-feira”, comenta a head de Inteligência da Neotrust, Paulina Gonçalves Dias.
Em 2021, assim como em outros anos, o cartão de crédito manteve-se como a principal forma de pagamento.
Já o boleto bancário teve perda de participação de 4 pontos percentuais como forma de pagamento, enquanto PIX e carteiras digitais ganharam espaço.
O PIX, entretanto, não teve a performance esperada, segundo Paulina, o que pode estar relacionado à data da Black Friday no final do mês, o que tem um impacto no bolso do consumidor para compras à vista.
Valor do frete tem redução
O valor do frete médio teve redução de 12% em relação ao ano passado. Já a participação do frete grátis nos pedidos teve aumento de 0.6 pontos percentuais, o que leva à conclusão de que o varejista arcou com uma parte desse frete para atrair consumidores.
Categorias mais vendidas
Entre as categorias mais vendidas, o destaque foi a entrada do item eletroportáteis entre os cinco primeiros no ranking, puxado pelas compras de fritadeiras e aspirador de pó.
Na categoria Moda e Acessórios, o maior desconto foi dado no segmento de calçados femininos, e o menor desconto foi para moda masculina.
Na categoria Beleza e Perfumaria, o maior desconto ocorreu em itens para o corpo e o menor em itens de barbearia.
Categorias de produtos com maior número de pedidos
- Moda e Acessórios
- Beleza e Perfumaria
- Telefonia
- Eletroportáteis
- Eletrodomésticos
Categorias de produtos com maior faturamento
- Telefonia
- Eletrodomésticos
- Eletrônicos
- Informática
- Móveis
Performance do e-commerce por faixa etária
- 26 e 35 anos – 35%
- 36 a 50 anos – 34%
- Até 25 anos – 17%
- Mais de 51 anos – 14%
Participação do e-commerce nas 5 regiões do país
- Sudeste – 61%
- Nordeste – 16%
- Sul – 14%
- Centro-Oeste – 6%
- Norte – 2%
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