<<<===+===.=.=.= =---____--------- ----------____---- -----____::____ ____= =..= = =..= =..= = =___ ____::____------ -----_____---------- ---------____---.=.=.=.= +====>>>
Nesta sexta-feira, o principal índice da B3 fechou em alta de 0,09%, a 113.813 pontos. A semana acumulou recuo de 1,12%.<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1
Postado em 19 de agosto de 2022 às 10h15m
# Post. N. = 0.507 #
Imagem ilustrativa sobre a alta do dólar e o mercado de ações na Bolsa
de Valores de São Paulo (B3). — Foto: KEVIN DAVID/A7 PRESS/ESTADÃO
CONTEÚDO
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, fechou em forte queda nesta sexta-feira (19), em dia que juntou realização de lucros, sinais de inflação forte na Europa e reforço de que o Federal Reserve (Fed) manterá o passo do aperto monetário nos Estados Unidos.
O índice teve queda de 2,04%, a 111.496 pontos. A semana acumulou recuo de 1,12%. Veja mais cotações.
Na quinta-feira, a bolsa fechou em alta de 0,09%, a 113.813 pontos. Com o resultado de hoje, o Ibovespa passou a acumular avanço de 8,08% no mês. No ano, a alta é de 6,37%.
No radar dos investidores está, novamente, a taxa de juros dos Estados Unidos, após responsáveis do BC local terem dito que será preciso continuar a aumentá-la para controlar a inflação, enquanto delibera quão rápido e quão alto eles devem subir.
"Até o Fed parece ter dificuldade em dar sentido aos dados, uma vez que os decisores de política estão a ter dúvidas sobre o ritmo de subida das taxas", disse o analista de investimentos da XM, Raffi Boyadjian, à Reuters.
Participantes do mercado tendem a reforçar a busca por dólares quando o banco central dos EUA oferece sinalizações mais duras sobre seu combate à inflação, e, no sentido oposto, costumam migrar para ativos mais arriscados após comunicações mais brandas.
Enquanto isso, no Brasil, o foco segue sobre campanha eleitoral, com destaque para a divulgação, na quinta-feira, de pesquisa Datafolha. O ex-presidente Lula (PT) tem 47% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 32%.
A Petrobras realizou nesta sexta a Assembleia Geral de Acionistas da Petrobras, aprovou os nomes de oito membros indicados para compor o Conselho de Administração da estatal.
A lista de aprovados inclui os nomes do secretário-executivo da Casa Civil, Jônathas Castro, e do procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano. Ambos tinham sido vetados pelo Comitê de Elegibilidade da Petrobras, ou seja, tinham sido considerados inelegíveis para o conselho.
Em julho, a formação anterior do Conselho de Administração aprovou, por unanimidade, o relatório do comitê que considerou Castro e Soriano inelegíveis em razão de conflitos de interesse. Com isso, a nomeação de ambos para a direção da estatal pode ser alvo de questionamento na Justiça.
As ações da Petrobras tiveram queda de 5,06% e ajudaram a puxar para baixo o Ibovespa.