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sábado, 24 de agosto de 2024

Volkswagen vai investir R$ 13 bilhões nas fábricas de SP, para novos modelos e motor híbrido

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O valor representa 81,25% do investimento de R$ 16 bilhões anunciados para o Brasil. Foco será o lançamento de novos carros flex e eletrificados, que vão de híbrido leve a 100% elétrico.
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Por André Fogaça, g1

Postado em 24 de agosto de 2024 às 09h05m

  Postagem  Nº     0.876  

Fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) — Foto: divulgação/Volkswagen
Fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) — Foto: divulgação/Volkswagen

A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira (23) que vai destinar R$ 13 bilhões em investimentos para suas três unidades no estado de São Paulo. O valor representa 81,25% dos R$ 16 bilhões anunciados pela montadora em seu último ciclo de aportes.

De acordo com Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, o dinheiro chega para que as plantas de São Paulo recebem projetos inéditos e com foco em descarbonização. O investimento marca a chegada dos primeiros eletrificados nacionais da montadora.

Hoje, as fábricas Anchieta, em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos e o Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo somam 10 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos, complementa o executivo.

A Volkswagen tem três de suas quatro fábricas no estado de São Paulo, em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos. Há ainda o Centro de Distribuição de Peças e Acessórios de Vinhedo, em parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus e Audi do Brasil.

  • ▶️ São Bernardo foi inaugurada em 1959 e foi a primeira da montadora fora da Alemanha. Por lá, serão fabricados dois modelos inéditos. Nela são atualmente fabricados o Nivus, Novo Polo, Novo Virtus e Saveiro.
  • ▶️ A unidade de Taubaté receberá mais um modelo não revelado e 100% desenvolvido no Brasil. Nesta unidade são fabricados o Polo Track e Novo Polo.
  • ▶️ Já em São Carlos, o foco é a produção de motores. Por lá, a montadora desenvolverá um novo motor híbrido.

A Volkswagen também terá uma nova plataforma, chamada MQB Hybrid. A plataforma é uma base de construção para o carro, e a novidade é que essa permite que a montadora explore as tecnologias de um híbrido leve, híbrida tradicional ou até plug-in.

Os híbridos leves têm uma eletrificação simples, que gera alguma economia de combustível. Os híbridos tradicionais têm tração elétrica nas rodas, que reduz drasticamente o consumo. Já o plug-in permite que o carro rode até em modo 100% elétrico.

A nova base é uma evolução da plataforma MQB, já utilizada pela Volkswagen há mais de 10 anos em carros como os SUVs Taos e T-Cross, os sedans Jetta e Virtus, além de Polo e Nivus.

Fábrica no Paraná

A única planta fora do estado de São Paulo fica na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná. Os R$ 3 bilhões restantes serão enviados para lá.

  • Hoje, a fábrica paranaense é responsável apenas pelo SUV T-Cross.
  • Com o valor extra, a linha de montagem terá dois novos veículos, o sedã Novo Virtus — que não para de ser produzido também na unidade Anchieta — e uma picape ainda inédita.
Linha de montagem da Volkswagen no Brasil
Linha de montagem da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP)
Linha de montagem da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) — Foto: divulgação/Volkswagen


Linha de montagem da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP)
Linha de montagem da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) — Foto: divulgação/Volkswagen

Volkswagen está investindo R$ 16 bilhões no Brasil até 2028
Entre o fim de 2023 e o início de 2024, uma onda otimista tomou conta da indústria automotiva brasileira. Grandes montadoras voltaram a aquecer o mercado anunciando investimentos que, juntos, chegam a R$ 125 bilhões até 2033.

Esse é o maior ciclo de aportes do setor na história, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Só em 2024, foram anunciados mais de R$ 60 bilhões pelas empresas, em recursos destinados à ampliação de produção e desenvolvimento de tecnologia no país.

A Volkswagen anunciou o segundo maior investimento entre as montadoras, atrás apenas dos R$ 30 bilhões da Stellantis. Foram duas fases, em que o primeiro foi de R$ 7 bilhões divulgados em 2020 e, neste ano, outro de R$ 9 bilhões, totalizando R$ 16 bilhões para todo o país.

Os R$ 7 bilhões estão em distribuição entre 2022 e 2026. O primeiro fruto deste aporte foi lançado no ano passado com o Polo Track, versão de entrada do carro mais vendido do Brasil — segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Enquanto este montante segue sendo trabalhado, a Volks anunciou neste ano um novo aporte de R$ 9 bilhões será aplicado entre 2026 e 2028.

Linha de montagem da fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP)

Linha de montagem da fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP)
Linha de montagem da fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) — Foto: divulgação/Volkswagen


Linha de montagem da fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP)
Linha de montagem da fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) — Foto: divulgação/Volkswagen
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