Total de visualizações de página

102136

domingo, 16 de fevereiro de 2025

Pó de rocha é usado para melhorar condições do solo

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Segundo a Embrapa, o fertilizante é capaz de sequestrar o gás carbônico, rejuvenescer o solo, fortalecer a lavoura e também reduzir os custos. Estima-se que cada 4,5 toneladas de pó de rocha aplicados equivale a uma tonelada de carbono sequestrado.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Nosso Campo, TV TEM

Postado em 16 de Fevereiro de 2.025 às 09h20m

$.#  Postagem  Nº     0.969  #.$

Pó de rocha é usado para melhorar condições do solo — Foto: Reprodução/TV TEM
Pó de rocha é usado para melhorar condições do solo — Foto: Reprodução/TV TEM

Durante o processo de mineração, é possível encontrar o basalto, uma rocha que tem um pó fertilizante que pode aumentar a produtividade da agricultura e também ajudar o planeta Terra. Diante disso, as pedreiras estão investindo cada vez mais na produção do fertilizante.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o fertilizante natural, chamado também de "pó de rocha", é capaz de rejuvenescer o solo, fortalecer a lavoura e também reduzir os custos. Além disso, ele sequestra o gás carbônico presente na atmosfera do planeta.

Na pedreira onde Fernando Hiroshi Moriya é gerente, são produzidos cerca de 7 mil toneladas de pó de rocha por mês. Segundo ele, a demanda pelo fertilizante teve um aumento repentino e, por conta disso, o objetivo é expandir ainda mais a produção.

Veja a reportagem exibida no programa em 16/02/2025:

Pó de rocha é usado para melhorar condições do solo

Em uma outra pedreira, que fica em Paraguaçu Paulista (SP), a extração do basalto começou na década de 1990, e deve continuar por um bom período de tempo. De acordo com o gerente administrativo, Sérgio Augusto, a rocha vai revolucionar a agricultura.

Em uma fazenda de produção de laranjas, em Pratânia (SP), a propriedade conta com 480 hectares de plantação, com cerca de 240 mil pés da fruta. Eles aplicam o pó de rocha na metade da lavoura há pelo menos seis meses.

Guilherme Ferraz, o gerente da fazenda, já identificou mudanças significativas no plantio. Segundo ele, o enraizamento do solo foi fortalecido e a copa da fruta se mostrou mais evoluída. Portanto, aprova a aplicação do fertilizante natural.

O pó de rocha pode ser um grande aliado para uma vida mais sustentável no planeta Terra. Estima-se que cada 4,5 toneladas de pó de rocha aplicados equivale a uma tonelada de carbono sequestrado. Além dos benefícios para o meio ambiente, o fertilizante ainda ajuda na produção das lavouras.

---++-====-------------------------------------------------   ----------------------=======;;==========----------------------------------------------------------------------  -----------====-++---