<<<===+===.=.=.= =---____--------- ----------____---- -----____::____ ____= =..= = =..= =..= = =___ ____::____------ -----_____---------- ---------____---.=.=.=.= +====>>>
Plantas alimentícias não convencionais (PANCs) podem ser usadas na alimentação, são nutritivas e também fonte de renda.<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Nosso Campo, TV TEM
Postado em 16 de julho de 2022 às 11h00m
# Post. N. = 0.492 #
Plantas não populares podem ser usadas na alimentação e como fonte de renda — Foto: Reprodução/TV TEM
Em um sítio no município de Ipiguá (SP) são cultivadas variedades de plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como PANCs. Uma delas é a ‘Margarida Mexicana’, que é usada para perfumar pratos.
Apesar de fazer parte do cardápio tradicional, essas plantas são ricas em nutrientes e algumas têm efeito fitoterápico. A ‘Dente-de-leão’, por exemplo, é fonte de vitaminas A, B e C, além de ferro e potássio.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) estima que existem pelo menos 50 espécies de PANCs exóticas, nativas e naturalizadas. Os benefícios variam de acordo com a planta e já atraem muitos pesquisadores e chefs de cozinha.
(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 17/07/2022)
Em uma propriedade em Nova Aliança (SP), as PANCs são uma das principais fontes de renda. Elas são vendidas para uma comunidade formada por 70 famílias.
Toda semana, o produtor envia pra cada uma um kit com seis produtos da agricultura natural. Uma porção das plantas vendidas custa em média R$ 30.