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quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Brasil compra mais vinho do Chile e compensa impacto do tarifaço para exportadores do país vizinho

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Compras brasileiras cresceram quase 10% em 2025, compensando queda de importação dos EUA após tarifa de 10% de Donald Trump aos chilenos.
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TOPO
Por Reuters

Postado em 02 de Outubro de 2.025 às 12h30m
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Garrafas de vinho — Foto: Júlia Reis/g1
Garrafas de vinho — Foto: Júlia Reis/g1

As exportações de vinho do Chile para o Brasil, seu principal mercado, aumentaram em 2025 e estão ajudando a compensar a queda nas vendas do país para os Estados Unidos, na esteira do tarifaço de Donald Trump.

Os produtos chilenos estão taxados em 10% desde abril, quando Trump anunciou as chamadas "tarifas recíprocas" para a maior parte dos países. Diferentemente do Brasil, tarifado em 50% desde agosto, o Chile não foi alvo de sobretaxas.

Dados da Wines of Chile, associação de produtores, mostram que os EUA, segundo maior mercado chileno, reduziram em 13% as compras nos primeiros sete meses do ano.

Passamos de tarifa zero para 10%, disse Angelica Valenzuela, diretora comercial da Wines of Chile. Sempre que há uma tarifa ou obstáculo, ocorre congelamento ou desaceleração [nas vendas].

Ela explicou que, no início, produtores e importadores absorveram o custo das tarifas. Com a manutenção do tarifaço, o valor começou a ser repassado ao consumidor americano. O que vemos agora é um mercado americano menos dinâmico e em declínio, acrescentou.

Em compensação, o Brasil aumentou as compras e se consolidou como principal destino das exportações chilenas, com crescimento de quase 10% no período.

O Chile representa quase metade do mercado de importação de vinhos do Brasil, disse Valenzuela, acrescentando que há um enorme potencial de expansão.”

De onde vem o vinho
De onde vem o vinho

O número de consumidores regulares de vinho no Brasil está crescendo, especialmente entre mulheres e pessoas com maior renda disponível, segundo a diretora do Wines of Chile.

Já as exportações chilenas para a China caíram quase 23% no mesmo período. Segundo Valenzuela, no entanto, isso ocorreu devido à redução do consumo local, que afetou vários exportadores.

No geral, as exportações de vinho do Chile se mantiveram estáveis em 2025. Canadá, Japão, Irlanda e Coreia do Sul registraram crescimento, enquanto México, Holanda e Reino Unido apresentaram queda.

Valenzuela afirmou que a estratégia de marketing do Chile agora se concentra em reforçar a imagem do país como fornecedor de vinhos premium e sustentáveis.

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