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Resultado negativo de junho foi revisado para alta, formando uma trajetória de quatro taxas de crescimento seguidas. Perdas provocadas pela pandemia, porém, foram recuperadas apenas por parte das atividades.--------+++-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+++---------
Por Daniel Silveira e Darlan Alvarenga, G1
Postado em 10 de setembro de 2021 às 13h00m
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Movimentação de consumidores e vendedores na região da Rua 25 de março,
em São Paulo, em imagem de julho. — Foto: CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO
As vendas do comércio varejista cresceram 1,2% em julho, na comparação com junho. Com o resultado, o setor alcançou nível recorde. É o que apontam os dados divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"Foi o quarto crescimento consecutivo desse indicador, fazendo com que o volume de vendas do comércio chegasse ao patamar recorde da série histórica da pesquisa, iniciada em 2000", destacou o IBGE.
O resultado de junho, que apontava uma queda de 1,7% na comparação com
maio, foi revisado para alta de 0,9%, fazendo com que o setor passasse a
registrar quatro crescimentos seguidos. De acordo com o IBGE, a revisão
foi realizada pelo algoritmo de dessazonalização aplicado sobre as
pesquisas, ou seja, não houve entrada de novos dados das vendas
realizadas no mês.
Com a revisão do resultado de junho, comércio registrou quarta alta seguida em julho — Foto: Economia/G1
Frente a julho do ano passado, o setor registrou alta de 5,7%, a quinta taxa positiva consecutiva nesta base de comparação.
No ano, o avanço chegou a 6,6% e no acumulado nos últimos 12 meses a alta permaneceu em 5,9%.
Os resultados superaram as expectativas dos analistas. Em pesquisa da Reuters, as projeções apontavam alta de 0,7% na comparação mensal e de 3,45% sobre um ano antes.
Indicador se manteve estável na passagem de junho para julho — Foto: Economia/G1
Alta em 5 das 8 atividades
Cinco das oito atividades pesquisadas tiveram alta na passagem de junho para julho. O destaque positivo ficou com a de outros artigos de uso pessoal e doméstico, cujas vendas cresceram 19,1% no período.
“Vemos uma trajetória de recuperação dessa atividade, que acaba por fazer grandes promoções e aumentar a sua receita bruta de revenda, num novo momento de abertura e maior flexibilização do isolamento social, o que gera maior aumento da demanda”, explicou o gerente da pesquisa Cristiano Santos.
No lado oposto, o destaque negativo ficou com a atividade de livros, jornais e papelaria, que registrou o pior resultado, enquanto as vendas de hiper e supermercados ficaram praticamente estagnadas.
No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção, as vendas cresceram 1,1% na passagem de junho para julho e 7,1% na comparação interanual.
Veja o desempenho de cada um dos segmentos em junho:
- Combustíveis e lubrificantes: -0,3%
- Móveis e eletrodomésticos: -1,4%
- Livros, jornais, revistas e papelaria: -5,2%
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria: 0,1%
- Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: 0,2%
- Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: 0,6%
- Tecidos, vestuário e calçados: 2,8%
- Outros artigos de uso pessoal e doméstico: 19,1%
- Veículos, motos, partes e peças: 0,2% (varejo ampliado)
- Material de construção: -2,3% (varejo ampliado)
Na comparação interanual, o crescimento de 5,7% das vendas do setor foi puxado pelas atividades de tecidos, vestuário e calçados (42,0%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (36,8%), combustíveis e lubrificantes (6,4%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (4,8%).
O gerente da pesquisa apontou que estas foram as atividades mais prejudicadas pela pandemia em 2020 e que, agora, voltou a apresentar taxas positivas.
As outras quatro atividades, porém, apresentaram quedas na comparação com julho do ano passado: livros, jornais, revistas e papelaria (-23,2%), móveis e eletrodomésticos (-12,0%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,6%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,8%).
“Apesar do avanço, o movimento intrasetorial do comércio é muito heterogêneo. Algumas atividades ainda não conseguiram recuperar as perdas na pandemia, como é o caso de equipamentos e material para escritório, que ainda está 26,7% abaixo do patamar pré-pandemia, ou combustíveis e lubrificantes, que está 23,5% abaixo”, analisa o gerente da PMC, Cristiano Santos.
O comércio varejista como um todo terminou julho superando em 5,9% o patamar de vendas pré-pandemia, enquanto a recuperação do varejo ampliado foi de 3,2%.
Das dez atividades comerciais, incluindo o varejo ampliado, apenas quatro conseguiram recuperar o patamar de vendas observado antes da pandemia.
Quatro das 10 atividades comerciais recuperaram, em julho, o patamar de vendas pré-pandemia — Foto: Economia/G1
Vendas crescem em 19 unidades da federação
De junho para julho, o comércio varejista cresceu em 19 das 27 unidades da federação, com destaque para Rondônia (17,5%), Santa Catarina (12,5%) e Paraná (11,1%). Já as maiores quedas foram em Minas Gerais (-2,1%), Rio Grande do Norte (-1,5%) e Amazonas (-1,4%).
Perspectivas
A recuperação da economia brasileira segue desigual em um cenário de aumento das incertezas e de piora das expectativas em razão da tensão política, de agravamento da crise hídrica e de inflação de quase dois dígitos no acumulado em 12 meses.
Na semana passada, o IBGE mostrou que a produção industrial brasileira caiu 1,3% em julho, voltando a ficar no patamar pré-pandemia.
Na última pesquisa Focus, que reúne as projeções dos analistas, a inflação esperada para este ano já chegava a 7,58%. Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de alta foi reduzida para 5,15% em 2021 e para 1,93% em 2022.
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