--------===-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------===---------
Setor vinha liderando recuperação e acumulava alta de 1.249,2% no período, mas caiu 7,2% em fevereiro; interrupções em março tendem a piorar quadro.--------+++-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+++---------
Por Valor Online
Postado em 01 de abril de 2021 às 16h00m
.* Post. N. = 0.240 *.
Fábrica da Honda, em São Paulo: 12 montadoras anunciaram suspensão das
atividades no final de março. — Foto: Gabrielle Chagas/G1
O setor automotivo, que vinha liderando a recuperação da indústria geral, teve sua primeira retração após nove altas seguidas. Em fevereiro, a produção de veículos automotores, reboques e carrocerias caiu 7,2%.
Nos nove meses de crescimento, o setor acumulou alta de 1.249,2%, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com a queda de fevereiro de 2021, o patamar da indústria volta a ficar abaixo do período de antes da pandemia, inferior em 2,8%.
“A produção automobilística foi a principal influência na queda de 0,7% da indústria na passagem entre janeiro e fevereiro. Há um impacto do recrudescimento da pandemia, que afeta a produção. O que se viu foi um número maior de unidades produtivas com paralisações no trabalho, isso afeta a produção”, afirma o gerente da pesquisa, André Macedo.
O setor é o que mais pesa na produção de bens duráveis, que caiu 4,6% em fevereiro, frente a janeiro. A recuperação da indústria nos últimos meses vinha impulsionada também pela base de comparação baixa, já que o nível de produção foi praticamente a zero nos meses de março e abril.
Em março, muitas indústrias automotivas anunciaram interrupções de suas linhas de montagens em função da piora da pandemia, o que tende a afetar ainda mais a produção do setor no mês.
Falta de peças e avanço da Covid paralisa metade das montadoras do país
------++-====-----------------------------------------------------------------------=================---------------------------------------------------------------------------------====-++------
Nenhum comentário:
Postar um comentário