Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Monitor do PIB da FGV aponta crescimento de 0,1% na economia em outubro

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento econômico de 2,8%.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1

Postado em 16 de dezembro de 2022 às 11h25m

#         Post. N. =  0.559        #

O Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado na manhã desta sexta-feira (16) apontou um leve crescimento de 0,1% na atividade econômica brasileira em outubro em relação a setembro, quando teve queda de 0,4%.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento econômico foi mais expressivo, de 2,8%. Já na análise trimestral interanual, a economia teve alta de 3,3% no trimestre móvel terminado em outubro, diz a FGV.

De acordo com Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, o crescimento observado no PIB naquele mês é devido, sobretudo, ao bom desempenho do setor de serviços e consumo. Estes componentes, diz a pesquisadora, contribuíram positivamente para a economia do país ao longo de todo o ano de 2022.

Destaca-se que após dois recuos consecutivos da atividade econômica, o crescimento de 0,1% é considerado modesto, porém não deixa de mostrar que a economia ainda dá indícios de crescimento apesar da maior influência do aperto monetário causado pelos altos juros, destaca Juliana. 
Componentes do PIB

O Monitor do PIB mostra que as exportações e importações foram os grupos que mais cresceram no trimestre móvel finalizado em outubro, com altas de 11,4% e 11,9%, respectivamente. Já a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 6,4% no mesmo período, "com relevante contribuição do segmento de máquinas e equipamentos", informa a pesquisa.

Por fim, o consumo das famílias subiu 5,7% no trimestre móvel, com contribuição expressiva do setor de serviços.

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++-----

Nenhum comentário:

Postar um comentário