--------===-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------===---------
De olho na vacinação no Brasil, o Ibovespa fechou em alta de 2,76%, a 122.385 pontos. --------+++-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+++---------
Por G1
07/01/2021 10h06 Atualizado há 6 horas
Postado em 07 de janeiro de 2021 às 16h10m
.* Post. N. = 0.184 *.
Bovespa — Foto: Nelson Almeira/AFP
O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, registrou marco inédito em pontuação nesta quinta-feira (7), ao fechar em alta de 2,76%, a 122.385 pontos. O volume financeiro foi de R$ 32,565 bilhões.
O recorde anterior foi registrado há quase um ano, em 23 de janeiro de 2020.
Os investidores ficaram de olho na confirmação da eleição de Joe Biden no EUA, na vacinação contra a Covid-19 no Brasil e em ações de commodities. Veja mais cotações.
No noticiário corporativo, a Cemig informou que seu conselho de administração aprovou a venda da totalidade de 68,6 milhões de ações que tem da Light.
Entre a corrida pela vacinação no Brasil, o governo de São Paulo anunciou que a CoronaVac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, tem eficácia de 78%.
Em 2020, o Ibovespa acumulou ganhos de 2,92%. Em dezembro, a alta foi de 9,30%.
Cenário global e local
O Congresso americano confirmou na madrugada desta quinta-feira (7) a vitória de Joe Biden na eleição, e o presidente eleito tomará posse em 20 de janeiro. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que "haverá uma transição ordeira em 20 de janeiro". A declaração foi feita após apoiadores do presidente invadirem o Capitólio, sede do Congresso americano. Quatro pessoas morreram durante a invasão.
Também no plano político, a confirmação da vitória democrata na Geórgia para dois assentos no Senado dos EUA, que na prática consolida maioria do partido em ambas as instâncias do Congresso, fortalecendo Biden, também repercute nos negócios.
"Por um lado, é esperada a aprovação de estímulos à economia. Por outro, cresce a chance de uma agenda favorável a regulações e alta de impostos, especialmente sobre alguns setores", afirmou a equipe de pesquisa econômica do Bradesco em relatório.
Os preços do petróleo tocaram o maior nível desde o final de fevereiro nesta quinta-feira, com o barril de Brent atingindo US$ 54,90, após uma queda nos estoques nos Estados Unidos, que somou-se a uma decisão unilateral da Arábia Saudita de cortar sua produção.
No cenário local, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, disse em reunião ministerial na quarta-feira (6) que o governo começará a vacinar a população contra a Covid-19 antes do próximo dia 25 — data estabelecida pelo governador João Doria (PSDB), adversário político de Jair Bolsonaro, para o início da vacinação em São Paulo.
Já o governo de São Paulo divulgou, nesta quinta, que a CoronaVac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, tem 78% de eficácia em testes feitos no Brasil.
Nesta quinta-feira, o Instituto Butantan tem reunião com a Anvisa às 10h e deve informar horas depois o nível de eficácia da vacina que desenvolve com a chinesa Sinovac.
A FGV anunciou que a inflação das classes de baixa renda em dezembro subiu para 1,35%, fechando o ano com inflação de 6,30%. Já a Fipe também mostrou a inflação em São Paulo medida pelo IPC ficou em 2020 de 5,62%.
"Podemos tentar novamente superar a barreira dos 120.000 pontos, mas nossos problemas internos inibem maior recuperação, incluindo os atrasos na imunização da população", avaliou Alvaro Bandeira, sócio e economista-chefe do banco Modalmais.
Ano de 2020 termina com mais de 3 milhões de pessoas físicas na Bolsa, quase o dobro de 2019
Histórico de variação do Ibovespa — Foto: G1
------++-====-----------------------------------------------------------------------=================---------------------------------------------------------------------------------====-++------
Nenhum comentário:
Postar um comentário